domingo, 14 de setembro de 2008

ceguem-nos com as vossas medidas!!

Sinto-me revoltada com toda esta areia que a sra. ministra da educação anda a atirar para os nossos olhos.
Quem é que no seu perfeito juízo acredita que os nossos alunos estão cada vez mais inteligentes, ao ponto das medias subirem 2 valores, senão até bem mais??
Eu sinto-me ofendida com tudo isto!
Olhem bem para este país e digam-me sinceramente: o que é que mudou?
Na minha cabeça- posso ser eu a exagerar como é lógico- estes adolescentes não são nem de longe nem de perto mais inteligentes que ninguém. Têm é a vida completamente facilitada... exames mais fáceis, a obrigação de fazer o exame da específica que precisam... tudo bem, se isso não servisse apenas para cobrir os erros do passado e mostrar à UE. que o nosso país também consegue ser civilizado, e até sabem ler e escrever! weeeee!!
E depois? o que vai acontecer com estes miúdos? Será que também vão acabar os cursos superiores com melhores médias??
Duvido, muito sinceramente, duvido duvido e duvido!!
Não estão habituados a pressões, porque se pressionam os meninos já é violência na escola; Não estão habituados a estudar muita matéria porque um professor é 'xunga' se os manda ler mais que dois capítulos de um livro...
Já eu, e toda a gente com mais de 19-20 anos, tive outro tipo de formação.O choque da universidade não foi tanto assim (posso dizer que a minha única preocupação foi sem dúvida as praxes :S). Fui habituada desde o ciclo a ter que estudar, nem que fosse um bocadinho. Nunca me facilitaram aa vida em provas globais e muito menos em exames nacionais! Tive que lutar muito para chegar à Universidade, para chegar ao meu curso. E sim, sinto-me MUITO ofendida quando vejo que facilitam a vida a uns, quando no passado muitos foram prejudicados. Aposto que se existissem as novas oportunidades há 20 anos atrás, eramos um país de letrados... que faziam exactamente o que fazem hoje, mas com um 12º fingido.

é ridiculo viver num país que cada medida que toma é apenas mais uma para se afundar na cauda da europa...


enjoy the ride!



Sem comentários: